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Projeto Educativo de Escola

Princípios Orientadores

O Colégio do Centeio pretende proporcionar aos seus alunos/crianças, pais/encarregados de educação, funcionários e restantes colaboradores, as melhores condições para que sintam prazer em aprender e prazer em educar e/ou ensinar.

Para o efeito, foram definidos princípios orientadores que visam beneficiar todos os que compõem a comunidade educativa, mas que carecem do envolvimento e contributo dos mesmos:

▪ proporcionar um ambiente calmo, acolhedor e seguro, de modo a que todos se sintam bem, felizes e confiantes, nomeadamente crianças, Pais/Encarregados de Educação, funcionários e colaboradores do colégio;
▪ estimular a aprendizagem ativa por parte da criança, atendendo às suas necessidades e interesses, proporcionando-lhe experiências interessantes e diversificadas, onde de uma forma lúdica pode realizar aprendizagens, no reconhecimento da sua individualidade, da sua experiência própria e da sua forma pessoal de estar no mundo, valorizando a sua identidade cultural e familiar;
▪ procurar desenvolver uma cultura educativa de excelência, uma educação globalizante e edificante;
▪ constituir uma equipa de trabalho multidisciplinar, onde a partilha de saberes, experiências e vivências permita o enriquecimento pessoal e profissional, garantindo ainda um acompanhamento mais eficaz às famílias e às crianças;
▪ garantir o direito à participação de todos os intervenientes no processo educativo, de forma adequada às características específicas dos vários níveis de ensino, baseada numa partilha de princípios, objetivos e de responsabilidades, alcançando os objetivos definidos para o Ensino Básico;
▪ criar condições de promoção do sucesso escolar e educativo a todos os alunos.

Primado do colégio

Baseando-se na sua filosofia educativa, princípios orientadores e características físicas, o colégio definiu três domínios que privilegia e com os quais pretende marcar a diferença enquanto instituição educativa – o Primado do Colégio do Centeio. Esta escolha tem por base a análise das contingências da sociedade atual de uma forma geral e, ainda, o contexto da comunidade local em que estamos inseridos. Evidencia as potencialidades do colégio e as intenções educativas dos seus profissionais. São Primados do colégio:

  • A Interação com o Meio Ambiente Natural

  • A Educação para a Cidadania

  • A Cultura e Educação Alimentar

Interação Com o Ambiente Natural – “A criança, um explorador nato do meio ambiente”.

As cidades caracterizam-se por grandes aglomerados populacionais onde se privilegiam cada vez mais os grandiosos espaços comerciais em detrimento de espaços verdes, jardins e parques.

As habitações mais comuns são apartamentos que não dispõem na sua grande maioria de espaços exteriores ao ar livre. Por outro lado, e sobretudo por questões de segurança, brincar na rua deixou de ser uma atividade comum para a maioria das crianças. Deste modo fica muitas vezes comprometido o contacto com a Natureza, as oportunidades de descoberta e exploração, o conhecimento dos fenómenos naturais, a brincadeira e o jogo ao ar livre.

Todavia, as crianças têm uma grande necessidade de movimento, anseiam poder correr, saltar, pular, jogar à bola e dispensar a “energia” acumulada própria duma fase de crescimento, descobrir coisas novas, observar, tatear, cheirar, escutar, experimentar. Através do movimento libertam os seus anseios, desejos, medos, tristezas e alegrias dão azo à sua imaginação e criatividade e sonham, fantasiam! Neste sentido, obviamente que os espaços fechados por muito bem apetrechados que sejam são limitadores.

O Colégio do Centeio aposta no contacto e estreita relação com o meio natural, pelo que privilegiou os amplos espaços verdes, nos quais organizou inúmeras zonas alternativas exteriores que permitem favorecer e enriquecer o processo de ensino - aprendizagem, garantindo experiências diversificadas e desafiadoras.

Mediante estas experiências a criança/aluno vai:

▪ observar e explorar o meio ambiente natural, centrando a atenção nos animais e plantas iniciando a compreensão dos fenómenos naturais;
▪ estabelecer algumas relações entre as características do meio físico e os animais e plantas que nele vivem;
▪ compreender as inter-relações animais – vegetais – homens e avaliar a importância dos mesmos para os seres humanos (alimentação, vestuário, proteção e trabalho);
▪ desenvolver atitudes de respeito e cuidado ecológico.


A Educação para a Cidadania -“O universo dos primeiros compromissos da criança”

O Colégio do Centeio privilegia a Formação Pessoal e Social da criança, contribuindo para a construção da cidadania do futuro adulto.

Atualmente vivemos numa sociedade profundamente competitiva, individualista e consumista, onde conceitos tais como a tolerância e a solidariedade são muitas vezes esquecidos ou até mesmo ignorados. Assistimos muitas vezes à subversão de determinados valores, à violação das leis, das regras e das normas em vigor e ao desrespeito e menosprezo pela autoridade.

O Colégio do Centeio enquanto lugar privilegiado de formação, pretende “exercer influência positiva” no sentido de definir e esclarecer acerca dos direitos e deveres do cidadão; mostrar que a sociedade impõe exigências, mas também confere benefícios imergentes, e que só assim podemos ser felizes! O nosso fim último é formar cidadãos conscientes, ativos e solidários!

Dado que é nos primeiros anos de vida, que as crianças começam a estabelecer as primeiras relações sociais, sendo levadas progressivamente a tomar consciência da sua identidade e por outro lado do respeito, consideração e solidariedade pelo outro, o Colégio do Centeio pretende dar continuidade ou complementar o processo de socialização, iniciado junto da família. Neste processo, a criança vai assumir os primeiros compromissos entre as suas necessidades e desejos e os valores, crenças, padrões de comportamento desejáveis e aceitáveis na sua cultura.

Valorizamos o valor inestimável da amizade mediante o estabelecimento de vínculos afetivos importantes, com crianças e adultos. Estes por seu turno assumem um papel fundamental, servindo de modelo e referência, pois ao estabelecerem com cada criança uma relação de respeito, valorização, estimulo e encorajamento, contribuem para seu o bem estar e auto-estima o que por sua vez faz com que a criança pretenda desenvolver uma relação semelhante com os seus pares.


Cultura e Educação Alimentar - “Saber comer é Saber Viver”

Para além de uma necessidade fundamental do Ser Humano, a alimentação é um dos fatores do ambiente que mais afecta a saúde. Não basta satisfazer as necessidades biológicas e energéticas inerentes ao bom funcionamento do nosso organismo, é preciso “saber comer”, isto é, saber escolher os alimentos de forma e em quantidade adequadas às necessidades diárias, ao longo das diferentes fases da nossa vida.

O Colégio do Centeio aposta na educação alimentar, no sentido de capacitar as suas crianças/alunos para escolhas alimentares saudáveis, partindo dos seguintes pressupostos:

▪ as crianças não estão dotadas de uma capacidade inata para escolher alimentos em função do seu valor nutricional;
▪ muitos dos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida;
▪ os hábitos alimentares são aprendidos através da experiência, da observação e da educação;
▪ uma alimentação saudável durante a infância é essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento e prevenir alguns problemas de saúde ligados à alimentação, como por exemplo a obesidade infantil e a anorexia infantil.

Para o efeito, o Colégio dispõe de um espaço alternativo que se destina a atividades de Cultura e Educação Alimentar, denominado “Casinha das Descobertas”. Neste espaço está instalada uma kitchnet, existem utensílios básicos para confeção de alimentos, livros de receitas e uma bancada para apoiar a realização de ateliers: o fabrico do pão, da doçaria, saladas, entre outros.

Este espaço está intimamente relacionado com a “Quinta do Avô Zé”, pois pretende-se que as crianças possam acompanhar o processo de produção desde a sementeira à colheita e confecionar os alimentos criados no próprio Colégio. Também se pretende que as nossas crianças/alunos possam compreender a proveniência de alguns alimentos: origem animal/vegetal, quem põe o ovo, quem dá o leite e para que serve, etc…

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