EST. 2006
Oferta educativa
Creche
Creche
1 aos 3 anos
Pretende-se que a Creche seja um espaço onde se respeita o ritmo individual de cada bebé e se promova a socialização através de diferentes situações educativas assentes em ROTINAS SECURIZANTES, experiências e descobertas significativas.
Todo o trabalho desenvolvido na Creche tem como grande objetivo promover o desenvolvimento integral da criança ao nível sócio afetivo, cognitivo e psicomotor, valorizando acima de tudo as relações ricas e estimulantes, criança-criança e criança-adulto. A criança é o centro de toda a atividade e é a partir das suas características individuais e do seu enquadramento no grupo, que a equipa de sala organiza e projeta o seu trabalho. O equilíbrio permanente entre o que a criança necessita, o que o educador sabe que é necessário, bem como o diálogo com a família, serão sempre uma prioridade de atuação.
Deste modo há grandes prioridades educativas em termos de rotinas diárias a manter com qualidade, com atenção individualizada, mas tendo sempre em consideração o grupo como elemento estruturante e fundamental para um crescimento equilibrado, numa efetiva relação de interação criança/criança, criança/adulto. A equipa de Creche considera que cada grupo tem as suas especificidades e, como tal, deve realizar um trabalho com as crianças de acordo com o seu desenvolvimento.
São diversos os documentos e normativos que orientam as práticas pedagógicas e respetivos princípios orientadores na valência de Creche:
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Manual de Processos Chave – Segurança Social
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Projeto Educativo de Escola – PEE
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Orientadores Pedagógicos: Princípios do Movimento da Escola Moderna, Pedagogia de Participação e Metodologia de Trabalho de Projeto
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Projeto Pedagógico de Sala - PPS
Pré - escolar
3 aos 6 anos
Pretende-se que o Pré-escolar possibilite a todas as crianças a concretização das suas aprendizagens para a vida, integradas num espaço verde que proporciona o desenvolvimento global das crianças de acordo com as diferentes Áreas de Conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar /Metas para a Educação Pré-escolar.
No Pré-escolar, os grupos são organizados de forma vertical, ou seja, grupos heterogéneos em termos etários, nascidos em 2 ou 3 anos diferentes.
São diversos os documentos e normativos que orientam as práticas pedagógicas e respetivos princípios orientadores na valência de Pré-escolar:
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Lei Quadro da Educação Pré Escolar
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Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar
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Projeto Educativo de Escola – PEE
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Metodologias de Base – Princípios do Movimento da Escola Moderna e Metodologia de Trabalho de Projeto
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Projeto Curricular de Sala - PCS
1.º CEB
(idade atingida até 31 de dezembro do ano letivo em causa)
A partir dos 6 anos
O 1.º ciclo do Ensino Básico do Colégio do Centeio, que funciona de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação e Ciência, está centrado no desenvolvimento integral e equilibrado das crianças, sendo enriquecido com atividades diversificadas numa articulação intencional e coerente entre os processos de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento do aluno/pessoa/cidadão. São assim criadas condições para um desenvolvimento global e harmonioso, mediante a descoberta progressiva de interesses, aptidões e capacidades que proporcionem uma formação pessoal, na sua dupla dimensão individual e social.
São diversos os documentos e normativos que orientam as práticas pedagógicas e respetivos princípios orientadores na valência de 1.º ciclo do Ensino Básico, nomeadamente:
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Legislação em vigor
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Lei de Bases do Sistema Educativo
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Programas das diversas disciplinas e metas de aprendizagem
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Projeto Educativo de Escola e Planos de Turma
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Princípios do Movimento da Escola Moderna e Metodologia de Trabalho em Projeto
Os princípios orientadores que regulam toda a componente pedagógica e desenvolvimento curricular do Colégio do Centeio assentam em três pilares integradores de organização e gestão do Movimento da Escola Moderna: diferenciação pedagógica, circuitos de comunicação e participação democrática direta.
As estratégias de diferenciação pedagógica surgem como resposta à diversidade existente nas turmas, de forma a que todos os alunos consigam progredir na sua aprendizagem, de acordo com as suas características e necessidades individuais. É importante assegurar ao aluno a possibilidade de evoluir respeitando o seu ritmo de aprendizagem na situação mais favorável ao seu sucesso educativo.
2.º CEB
O 2.º ciclo do Ensino Básico do Colégio do Centeio, que funciona de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação e Ciência, adotando os currículos definidos e os Princípios Orientadores da Organização e da Gestão dos Currículos, da Avaliação dos Conhecimentos e Capacidades a adquirir e a desenvolver pelos Aluno do Ensino Básico, com a integração das componentes do curriculum por áreas disciplinares, por Ofertas Curriculares Complementares, por Apoio ao Estudo e por atividades de enriquecimento curricular e em articulação com as Metas Curriculares definidas para o Ensino Básico.
Princípios Orientadores da prática pedagógica.
São diversos os documentos e normativos que orientam a prática pedagógica na valência de 2.º ciclo do Ensino Básico, nomeadamente:
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Legislação em vigor
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Lei de Bases do Sistema Educativo
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Programas das diversas disciplinas e metas curriculares
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Projeto Educativo de Escola e Planos de Turma
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Metodologia de Trabalho em Projeto
A matriz curricular do 2.º CEB é definida pela legislação em vigor e é enriquecida no âmbito do Projeto Educativo de Escola do Colégio do Centeio, incluindo:
Componente letiva semanal (disciplinas e oferta complementar);
Componente não letiva (Apoios e hora do Diretor de turma).
São assim criadas condições para a promoção do sucesso escolar dos alunos, desenvolvendo a motivação intrínseca, a autonomia e a autoconfiança tendo por base estratégias de diferenciação pedagógica.
C.A.T.L.
6 aos 12 anos
Um Centro de Atividades de Tempos Livres – CATL, pretende ser um espaço de apoio escolar aos alunos do 1º e 2º Ciclos. Promove atividades diversificadas e alternativas às atividades escolares (Ateliers - de Expressão plástica, Atividades físicas, etc) e nas férias escolares, promove atividades de enriquecimento cultural e recreativo.
Tal como no Pré-escolar, os grupos do CATL são organizados de forma vertical contando com uma heterogeneidade geracional e cultural. Há um clima de livre expressão das crianças que aposta sobretudo nas experiências de vida, nas opiniões e ideias, proporcionando assim o caminho para a autonomia, intervenção da criança e a criação de um clima de entreajuda entre mais velhos e mais novos.
Objetivos do CATL
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ser promotor das aprendizagens e competências da criança, desafiando a sua curiosidade e possibilitando-lhe experiências de descoberta e ações/experimentação ativa;
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permitir que a criança se sinta segura e confiante no espaço em que está inserida;
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permitir que as crianças compreendam a organização da sala, de forma a serem autónomas e independentes num espaço que é delas;
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ser um espaço onde se promove a autonomia, sentido de responsabilidade, iniciativa, e tomadas de decisão;
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promover o pensamento crítico, o raciocínio e resolução de problemas de ordem emocional, racional e social.
Apoio Escolar
O apoio escolar é um momento privilegiado destinado a promover e desenvolver competências que permitam ao aluno aprender a aprender.
Tem como objetivos:
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apoiar os alunos nos seus trabalhos de casa;
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a promoção de metodologias e hábitos de trabalho que favoreçam a autonomia;
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desenvolver a capacidade de aprender;
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promover atividades que permitam a aquisição de métodos e técnicas de ▪ trabalho e estudo;
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estimular a leitura;
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desenvolver competências de consulta e utilização de diversas fontes de informação.