Hora do Conto: "Como é que uma galinha..."

Hora do Conto: "Como é que uma galinha..."

A grande maioria dos adultos perde os seus hábitos de leitura assim que termina a escolaridade obrigatória, perdendo capacidades neste domínio porque o ato de ler ficou associado a uma tarefa penosa e desprovida de sentido.

A escola não tem apenas a obrigação de ensinar a ler e a escrever, esperando que um dia mais tarde os alunos descubram a função da escrita e o prazer da leitura. A forma como a aprendizagem neste domínio é conduzida condiciona decisivamente a relação futura que o indivíduo mantém com estas atividade. Desenvolver o gosto por ler e aprender recorrendo a diferentes estímulos começa nos primeiros anos de escolaridade, e pode dizer-se que é o pilar da formação ao longo da vida.