




EST. 2006
Why We're Great >
PRÉ-ESCOLAR
Espaço
“O termo espaço refere-se ao espaço físico, ou seja, aos locais para a atividade caracterizados pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Já o termo ambiente refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre crianças e adultos, entre crianças e sociedade em seu conjunto)”
Miguel Zabalza (1998, p.232)
Um dos primeiros contactos da criança é com o espaço educativo onde irá passar grande parte do seu dia. Por este motivo, os espaços acabam por se tornar uma condição básica no processo educativo, pois é neles que se vão desenrolar as interações, aprendizagens e experiências, influenciando todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças que o frequentam.
O espaço das salas de pré-escolar está organizado tendo por base intencionalidades educativas que vão ao encontro das “Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar”(Ministério da Educação/Direção Geral de Educação, 2016), na “Lei Quadro da Educação Pré-Escolar” e nos princípios para a organização do espaço, previstos pelo “Movimento da Escola Moderna”.
Na sua generalidade as salas de pré-escolar possuem a mesma estrutura/organização, estando divididas em sete áreas:
-
Área do Faz de Conta;
-
Área das Construções;
-
Área da Biblioteca e Documentação;
-
Área da Expressão Plástica;
-
Área Polivalente;
-
Área das Ciências e da Matemática;
-
Área da Escrita e Reprodução
Para além destas, existem ainda outros espaços de exploração e aprendizagem, que funcionam como um prolongamento da sala de atividades:
-
jardim inerente às salas de pré-escolar
-
sobreiral
-
quintinha do avô zé (horta, pomar e zona de animais)
-
polidesportivo
-
cinecenteio
-
casinha das descobertas (espaço criado para desenvolvimento de atividades de exploração pedagógica dos alimentos)