O 1.º ciclo do Ensino Básico do Colégio do Centeio funciona de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação e Ciência, estando centrado no desenvolvimento integral e equilibrado das crianças, sendo enriquecido com atividades diversificadas numa articulação intencional e coerente entre os processos de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento do aluno/pessoa/cidadão.
São assim criadas condições para um desenvolvimento global e harmonioso, mediante a descoberta progressiva de interesses, aptidões e capacidades que proporcionem uma formação pessoal, na sua dupla dimensão individual e social.
Critérios para formação de turmas
No Colégio do Centeio, são respeitados os seguintes critérios para a formação de turmas:
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legislação em vigor;
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continuidade dos grupos;
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número e características de alunos repetentes;
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número e características de alunos com NEE.
Critérios para distribuição de serviço
Os critérios de distribuição de serviço respeitam a legislação em vigor e assumem a qualidade de ensino como a pedra basilar de todo o processo. Assim, e não obstante a especificidade organizacional do Colégio do Centeio, foram idealizados os seguintes princípios orientadores:
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sempre que possível, os docentes devem acompanhar as mesmas turmas até ao final de ciclo, ou seja, é fundamental o princípio da continuidade;
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deve ser possibilitada a troca de experiências entre os docentes dos diferentes níveis de ensino e a articulação com todos os docentes das diferentes áreas curriculares e de enriquecimento curricular.