Tempos pré | colegiodocenteio
PRÉ-ESCOLAR
Tempos

Why We're Great >

“A sucessão de cada dia ou sessão tem um determinado ritmo existindo, deste modo, uma rotina que é educativa porque é intencionalmente planeada pelo educador e porque é conhecida pelas crianças que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão, tendo a liberdade de propor modificações.” (OCEPE, 1997, p.40)

A rotina contempla os vários momentos do dia, momentos de aprendizagem, intimidade, interação, cooperação, brincadeira, autonomia, entre outros. A rotina das salas de pré-escolar é intencionalmente planeada pela respetiva equipa pedagógica e vai sendo transmitida às crianças, para que lhes confira segurança e estabilidade, na medida em que, lhes possibilita fazer a previsão do que vai acontecer. A regularidade dos momentos da rotina permite o desenvolvimento da autonomia da criança e maior tranquilidade, que são fundamentais para o seu desenvolvimento emocional.

As necessidades das crianças podem variar, mesmo quando estas se encontram na mesma faixa etária, pois cada criança é única e tem o seu ritmo pessoal. É necessário reconhecer as variações individuais do ritmo diário de cada criança, para que se possa responder às suas necessidades da melhor forma. No entanto, deve existir um ritmo regular para as crianças no geral, pois este proporciona-lhes segurança e tranquilidade e de certa forma mostra-lhes que em todas as situações do quotidiano deve existir organização.

“As rotinas atuam como as organizadoras estruturais das experiências quotidianas, pois esclarecem a estrutura e possibilitam o domínio do processo a ser seguido e, ainda, substituem a incerteza do futuro (…). O quotidiano passa, então, a ser algo previsível, o que tem importantes efeitos sobre a segurança e a autonomia.”

Zabalza (1998)

A rotina deve ser previsível, ter uma sequência, mas flexível, para que se possam responder às necessidades individuais de cada criança.

“… a previsibilidade e a flexibilidade…andam de mãos dadas na construção de um dia calmo, centrado na criança.”

Post e Hohmann (2007)

Uma rotina previsível e tranquila possibilita às crianças a realização de ações e ideias próprias e pessoais (autonomia), pois estas sentem-se seguras e confiantes.

A aplicação de uma rotina previsível proporciona ainda às crianças uma fácil separação dos pais, visto que, conseguem prever o que vão fazer durante o dia e que os seus pais voltarão.

A prática de uma rotina consistente é extremamente importante em educação de infância, pois orienta a criança no tempo, ajudando-a a tomar consciência dos acontecimentos, fazendo-a prever a ordem dos vários momentos do dia. Esta previsibilidade transmite o equilíbrio emocional necessário à criança, o que se reflete no seu modo de estar ao longo do dia.

Outra das vantagens da rotina é o facto de permitir que a criança adquira noções de tempo, nomeadamente de antes, agora e depois.

A estruturação da rotina diária, foi baseada na distribuição das atividades no tempo, que o Movimento da Escola Moderna privilegia e está organizada da seguinte forma:

1. Acolhimento;

2. Planificação em Conselho;

3. Pausa para a merenda da manhã;

4. Atividades e/ou “Projetos”, seguido o momento de arrumar;

5. Comunicações;

6. Recreio;

7. Almoço;

8. Repouso/Atividades de recreio;

9. Repouso/Atividades culturais;

10. Balanço do dia em Conselho;

11. Lanche;

12.  Saídas e prolongamento.