Semana do animal - Campanha Solidária "Projeto Conchinha"

1 a 4 de outubro

O Colégio do Centeio em associação com a clínica Patas e Penas e o Projeto Conchinha irá promover uma semana dedicada ao animal.

Teremos um concurso de poesia e desenho, com prémios atribuídos pela Clínica Patas e Penas e uma campanha solidária para apoiar o Projeto Conchinha.

Contamos com a participação e colaboração de toda a comunidade do Colégio do Centeio!

Campanha Solidária – “Projeto Conchinha”


Apresentação


O Projeto hoje com quase 6 anos de existência surgiu no seguimento de uma onda de solidariedade por causa de uma gatinho que recolhemos junto com os irmãos com poucos dias de vida, um animal que tudo indica que foi queimado na boquinha talvez por desconhecimento com alguma seringa ou medicação não queremos acreditar que tenha sido por maldade, foi uma luta diária durante o primeiro ano de vida pois era dependente da Vera para comer, apenas se alimentava de papas à seringa, gato esse que hoje tem 6 anos e se chama Conchinha foi e será sempre o nosso menino milagre.

O projeto durante anos deu a mão a muitos gatos de norte a sul do país e ilhas, dando sempre prioridade aos mais doentes, atropelados e idosos, e aqueles que davam entrada no canil municipal de Setúbal, em 2016 foi o nosso ano top em animais chegamos a ter 180 gatos connosco, hoje temos uma família bem mais reduzida, cerca de 60 e grande parte velhos e doentes crónicos, alguns doentes oncológicos e outros saudáveis e super mimosos mas por serem adultos vão se mantendo connosco porque são poucas as pessoas que optam por adotar um adulto em vez de um bebé.

Também demos início ao projeto ced (capturar, esterilizar e devolver) nas ruas de Setúbal de forma a haver um controlo ao excesso de gatos bebés doentes e em subnutrição que tropeçávamos todos os dias, também fizemos várias apresentações de sensibilização nas escolas para não mal tratarem os animais e junto da população mais idosa da forma como os animais de rua deveriam ser alimentados sem se deixar lixo na rua.

Nos finais de 2016 e grande parte de 2017 fomos invadidas por um surto que nos levou muitas vidas o que nos fez parar para pensar, ponderar e refletir sobre o que realmente seria importante dali para a frente...o importante é proteger os nossos, os que já temos e que vivem no gatil, deixamos de poder dar mão a todos aqueles que à nossa porta batiam mas nunca deixaremos de ajudar aqueles que se cruzam connosco, esses sim temos que recolher com todo o amor e dedicação como sempre fazemos.

Somos apenas duas pessoas, para limpar diariamente, dar medicação, mimar e cuidar sempre após o horário de trabalho ou quase de madrugada.

Cada vez são menos os donativos e para conseguimos comprar ração, medicação e fazer face às inúmeras despesas veterinárias recorremos à venda de rifas e alguns artigos que nos oferecem.

O que os nossos meninos mais precisam de uma casa e uma família cheia de amor, respeito e compreensão mas enquanto isso não acontece precisamos sempre de mantas, caminhas, toalhitas, detergentes, latinhas mousse para as medicações, soro, compressas, areia e brinquedos.

Toda a ração seca que nos dão e que recolhemos nas campanhas da Animalife são para os nossos muitos gatos de rua que alimentamos, na fonte nova, no parque urbano de albarquel e outros que vamos encontrando na cidade e também para entregar a algumas famílias carenciadas que têm animais em casa e nos quintais.


Artigos prioritários:

· Mantas;

· Caminhas;

· Toalhitas;

· Detergentes;

· Latinhas mousse para as medicações;

· Soro;

· Compressas;

· Areia e brinquedos

Mais informações em Facebook Projeto Conchinha - um projeto com patas para andar

E conhecer o nosso amigo Conchinha na página de Facebook Conchinha - uma vida passo a passo

28 visualizações
  • Facebook Social Icon

Contactos

Tel: 265 098 148 / 919 661 716

Email: geral@colegiodocenteio.pt

Morada

Rua Melwin Jones 2900-495

Setúbal