• Sala Amarela

Caderno de Naturalista

O caderno de naturalista é um caderno de capa rija e folhas brancas que usamos para fazer trabalhos na natureza e com a natureza. De acordo com Luís Ribeiro, presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) "em 2019 é ainda mais importante do que anteriormente redescobrir o tema da Natureza, da infância e do desenvolvimento sustentável na Europa. Embora a Natureza tenha estado sempre presente no pensamento educativo de Rousseau, Montessori, Steiner, Freinet, Loczy e tantos outros, somos hoje confrontados com o desafio de saber como reconciliar as alterações climáticas, a degradação da biodiversidade e os impactos negativos da poluição com os nossos valores educativos e práticas atuais".

Sendo assim e dando também relevância a um dos primados do Colégio do Centeio - o contacto com o meio natural - durante a quinzena comemorativa do 13º aniversário do nosso Colégio, fomos observar e recolher folhas de árvores de folha perene que encontrámos no exterior. Observámos que, por nos encontrarmos no Outono, as folhas apresentam várias cores e, decidimos colá-las no caderno de naturalista. Outra atividade que as crianças mais velhas da sala fizeram, foi desenhar a simetria de algumas destas folhas.

Por fim, fomos ver a cabra anã que nasceu na Quintinha no dia 4 de outubro e fizemos o desenho à vista da nossa moradora mais recente e mais fofinha.





0 visualização
  • Facebook Social Icon

Contactos

Tel: 265 098 148 / 919 661 716

Email: geral@colegiodocenteio.pt

Morada

Rua Melwin Jones 2900-495

Setúbal