GATE

Especialidades

Diariamente, o nosso trabalho perspetiva uma evolução adequada às necessidades das nossas crianças/alunos e respetivas famílias, com o intuito de lhes proporcionar maior qualidade em todas as dimensões do processo educativo e evolutivo.

Atendendo a esta premissa, o Colégio do Centeio criou o Gabinete de Apoio Técnico Especializado (GATE), que tem como objetivo proporcionar um apoio especializado e multidisciplinar na área da Psicologia, Terapia da Fala e Psicoterapia Corporal. A intervenção do GATE revela-se fundamental ao nível do despiste precoce, nomeadamente, no que se refere a alterações de comportamento, dificuldades no desenvolvimento da linguagem, assim como em todas as situações, nas quais a equipa de sala, técnicos do colégio ou família, achem pertinente a realização de uma avaliação, a par do desenvolvimento de capacidades parentais adaptativa e funcionamento familiar em geral.

O GATE pretende promover condições que facilitem o desenvolvimento da criança e a sua interação com a família, procurando recorrer ao contexto natural da sua vida para uma intervenção mais eficaz, promovendo a saúde e o bem estar.

Conheça as nossas especialidades e as técnicas responsáveis:

Psicopedagogia

Teresa Calapez Batista de Oliveira é licenciada em Psicopedagogia Curativa pela Universidade Moderna de Lisboa desde 2001 e  em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada desde 2010.

O psicopedagogo é um profissional habilitado para identificar crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem. O seu trabalho pode ter um caráter preventivo ou interventivo (avaliação, diagnóstico e intervenção).

O psicopedagogo desenvolve o seu trabalho em torno dos problemas de aprendizagem, ao nível da leitura, da escrita, do cálculo e do grafismo e perturbações do desenvolvimento, como a hiperatividade ou o défice de atenção. A sua intervenção passa pela reeducação ou treino das dificuldades identificadas.

Terapia da Fala

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz e com formação superior em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa pela Escola Superior de Educação de Setúbal, exerce a profissão de Terapeuta da Fala há 11 anos, prestando serviço em escolas, em contexto clínico e de formação.

Dirige uma empresa na área de formação e saúde, onde coordena do Departamento de Terapia da Fala. Centra a sua área de trabalho no Desenvolvimento da Linguagem, Dificuldades de Aprendizagem e Voz (Infantil e no Adulto).

Psicologia/Psicoterapia

Maria Leonor Reis é licenciada em Psicologia Clínica e do Aconselhamento pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias desde 2000, mestranda na área da Psicologia Clínica e da Saúde e com Pós-Graduação na área da Psicoterapia de Crianças e Adolescentes.

Pertence à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com cédula profissional nº 11094 e com especialidade homologada pela OPP na área da Psicologia Clínica e da Saúde e na área da Psicologia Educacional. Para além da área clínica, há 10 anos que se dedica também à Psicologia Educacional na área das dificuldades de aprendizagem.

A Infância é uma fase da vida cheia de desafios. Ser uma criança autoconfiante, segura nas suas ações e comportamentos, saber gerir frustrações e conflitos de forma saudável e com um espirito aberto para o mundo que a rodeia, é o que é esperado pela nossa sociedade.

Neste sentido, e perspetivando uma intervenção precoce nas mais variadas alterações de comportamento, os serviços de psicologia do Colégio do Centeio estão disponíveis para dar resposta às necessidades específicas de cada criança no âmbito das dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento, privilegiando uma intervenção sistémica que valoriza o trabalho em equipa com as respetivas famílias, professores e outros agentes educativos, para que obtenham os recursos necessários para lidar com a criança, promovendo um ambiente equilibrado.

Áreas de Intervenção

Pré-escolar

• Avaliação e intervenção psicológica

• Intervenção psicopedagógica