GATE | colegiodocenteio
top of page

GATE

GATE inicio

Especialidades

Diariamente, o nosso trabalho perspetiva uma evolução adequada às necessidades das nossas crianças/alunos e respetivas famílias, com o intuito de lhes proporcionar maior qualidade em todas as dimensões do processo educativo e evolutivo.


Atendendo a esta premissa, o Colégio do Centeio criou o Gabinete de Apoio Técnico Especializado (GATE), que tem como objetivo proporcionar um apoio especializado e multidisciplinar na área da Psicologia, Terapia da Fala e Psicoterapia Corporal. A intervenção do GATE revela-se fundamental ao nível do despiste precoce, nomeadamente, no que se refere a alterações de comportamento, dificuldades no desenvolvimento da linguagem, assim como em todas as situações, nas quais a equipa de sala, técnicos do colégio ou família, achem pertinente a realização de uma avaliação, a par do desenvolvimento de capacidades parentais adaptativa e funcionamento familiar em geral.


O GATE pretende promover condições que facilitem o desenvolvimento da criança e a sua interação com a família, procurando recorrer ao contexto natural da sua vida para uma intervenção mais eficaz, promovendo a saúde e o bem estar.

Conheça as nossas especialidades e as técnicas responsáveis:

Psicopedagogia

Psicopedagogia

Teresa_0007.jpg

Teresa Calapez Batista de Oliveira é licenciada em Psicopedagogia Curativa pela Universidade Moderna de Lisboa desde 2001 e  em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada desde 2010.

 

O psicopedagogo é um profissional habilitado para identificar crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem. O seu trabalho pode ter um caráter preventivo ou interventivo (avaliação, diagnóstico e intervenção).

O psicopedagogo desenvolve o seu trabalho em torno dos problemas de aprendizagem, ao nível da leitura, da escrita, do cálculo e do grafismo e perturbações do desenvolvimento, como a hiperatividade ou o défice de atenção. A sua intervenção passa pela reeducação ou treino das dificuldades identificadas.

Terapia da Fala

SONS DA FALA - Terapia da fala

logo sons da fala i.jpg

A Sons da Fala foi criada em 2012 com o objetivo de disponibilizar um leque de serviços capaz de ir ao encontro das necessidades individuais de cada criança. Desde então, tornou-se cada vez mais evidente o benefício de intervir com as crianças nos seus contextos naturais e de como essa intervenção é mais efetiva quando é também partilhada com professores e educadores. Foi por acreditarmos que ao integrar um trabalho entre os profissionais de saúde e de educação contribuímos eficazmente para um desenvolvimento infantil adequado e individualizado, que iniciámos o Projeto “Clínica Escola”.

A “Clínica Escola” será um espaço criado a pensar na criança e no seu desenvolvimento global, contando com técnicos nas áreas da Psicologia, Psicopedagogia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Psicomotricidade. Defendemos que o trabalho em equipe multidisciplinar é um dos pilares para um desenvolvimento harmonioso e completo das crianças, pelo que ao disponibilizar esta equipa no Colégio, proporcionamos à criança desenvolver várias competências num espaço que lhe é familiar. Além disso, ao dispormos de vários técnicos em diversas áreas do desenvolvimento infantil num mesmo espaço, contribuímos também para que seja mais fácil a gestão de tempo das famílias, evitando deslocações após o horário letivo ou mesmo em horário laboral. Todavia, as famílias são também imprescindíveis em todo o processo de desenvolvimento das crianças, pelo que assumimos um compromisso de partilha, cooperação e envolvimento de cada família, para que possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos seus contextos familiares.

 

 

Terapia da Fala

 

Joana Andreia Cândido Vasco Pereira é licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde de Setúbal (2008) com Cédula Profissional C-032020180. Pós-graduada em Motricidade Oral e Facial pelo Instituto E-PAP (2010) e Especialista em Perturbações da Infância à Adolescência pelo Instituto CRIAP (2022). Tem Formação nas áreas da Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia (Speech Care), Comunicação e Linguagem nas Perturbações do Espetro do Autismo; Comunicação Aumentativa e Alternativa nas Perturbações do Espetro do Autismo; Atenção Conjunta e Envolvimento nas Perturbações do Espetro do Autismo; Perturbação dos Sons da Fala (SeedGo) e Curso de Avaliação e Terapia em Fonoaudiologia (Instituto Singular). Criou a empresa FusionStatus, com o objetivo de desenvolver o seu trabalho no ambiente educativo.

               Áreas de intervenção:

                        - Perturbação dos Sons da Fala

                        - Perturbação da Linguagem

                        - Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem

                        - Perturbação da Comunicação

                        - Dificuldade no processo de aprendizagem da leitura e escrita

                        - Dislexia

                        - Alteração na motricidade oral e facial

Psicologia

Psicologia/Psicoterapia

Leonor_Reis_0008 2.jpg

Maria Leonor Reis é licenciada em Psicologia Clínica e do Aconselhamento pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias desde 2000, mestranda na área da Psicologia Clínica e da Saúde e com Pós-Graduação na área da Psicoterapia de Crianças e Adolescentes.

Pertence à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com cédula profissional nº 11094 e com especialidade homologada pela OPP na área da Psicologia Clínica e da Saúde e na área da Psicologia Educacional. Para além da área clínica, há 10 anos que se dedica também à Psicologia Educacional na área das dificuldades de aprendizagem.

A Infância é uma fase da vida cheia de desafios. Ser uma criança autoconfiante, segura nas suas ações e comportamentos, saber gerir frustrações e conflitos de forma saudável e com um espirito aberto para o mundo que a rodeia, é o que é esperado pela nossa sociedade.

 

Neste sentido, e perspetivando uma intervenção precoce nas mais variadas alterações de comportamento, os serviços de psicologia do Colégio do Centeio estão disponíveis para dar resposta às necessidades específicas de cada criança no âmbito das dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento, privilegiando uma intervenção sistémica que valoriza o trabalho em equipa com as respetivas famílias, professores e outros agentes educativos, para que obtenham os recursos necessários para lidar com a criança, promovendo um ambiente equilibrado.

 

Áreas de Intervenção

 

Pré-escolar

  • Avaliação e intervenção psicológica

  • Intervenção psicopedagógica

  • Avaliação de prontidão escolar

 

1º CEB e 2.º CEB

  • Avaliação intervenção/estimulação cognitiva

  • Intervenção psicopedagógica

  • Treino de competências pessoais e sociais

 

Aconselhamento Parental

 

Formação e Workshops

psicmotricidade

Psicomotricidade 

A psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal, que contempla o indivíduo nas suas vertentes motora, cognitiva e emocional.
A intervenção em psicomotricidade é centrada no corpo em movimento, na relação do indivíduo com o meio envolvente (físico e social) e consigo mesmo.
A base da intervenção em Psicomotricidade é a relação terapêutica estabelecida, peça fundamental para a eficácia do processo. Assim, são amplamente valorizados o espaço de relação, o espaço físico, o tempo e os ritmos das sessões, bem como os vários objectos disponíveis, que servem de mediadores à relação. A componente não verbal da comunicação também é um facilitador na construção desta relação, e como tal,
um recurso valioso para a abordagem psicomotora.
A intervenção psicomotora atua em todas as faixas etárias (desde o nascimento à idade sénior) em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de aprendizagem. Atua ao nível dos fatores psicomotores (motricidade global, motricidade fina, equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, noção espacio-temporal e tonicidade), que podem ou não surgir associadas a questões do neurodesenvolvimento (como Perturbação do Espetro do Autismo, Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção, Atraso Global do Desenvolvimento, Dificuldades de Aprendizagem Específicas), da Deficiência (Intelectual, Motora, Sensorial), ou Síndromes Genéticos. A intervenção poderá ser de âmbito terapêutico, mas também de âmbito preventivo.

terapi ocupacional

Terapia Ocupacional

Inês Baptista, terapeuta ocupacional licenciada na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (2013)
Pós-graduada em neuropsicologia avaliação e intervenção (2016)
Especialista em intervenção com a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual
Especialista em Padel Adaptado e membro da Equipa Técnica do Special Olympics Portugal

O Terapeuta Ocupacional (TO) avalia e intervém para desenvolver as competências individuais, recuperar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, utilizando vários procedimentos e técnicas específicas.
Na sua abordagem, o TO contribui para a promoção da funcionalidade e autonomia em todas as atividades de vida diária; estimulação cognitiva; promoção de competência motoras e também na adaptação de material e/ou do ambiente.

bottom of page