Espaço pré | colegiodocenteio
top of page

Why We're Great >

PRÉ-ESCOLAR
Espaço

“O termo espaço refere-se ao espaço físico, ou seja, aos locais para a atividade caracterizados pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Já o termo ambiente refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre crianças e adultos, entre crianças e sociedade em seu conjunto)”

Miguel Zabalza (1998, p.232)

Um dos primeiros contactos da criança é com o espaço educativo onde irá passar grande parte do seu dia. Por este motivo, os espaços acabam por se tornar uma condição básica no processo educativo, pois é neles que se vão desenrolar as interações, aprendizagens e experiências, influenciando todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças que o frequentam.

O espaço das salas de pré-escolar está organizado tendo por base intencionalidades educativas que vão ao encontro das “Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar”(Ministério da Educação/Direção Geral de Educação, 2016), na “Lei Quadro da Educação Pré-Escolar” e nos princípios para a organização do espaço, previstos pelo “Movimento da Escola Moderna”.

 

Na sua generalidade as salas de pré-escolar possuem a mesma estrutura/organização, estando divididas em sete áreas:

  • Área do Faz de Conta;

  • Área das Construções;

  • Área da Biblioteca e Documentação;

  • Área da Expressão Plástica;

  • Área Polivalente;

  • Área das Ciências e da Matemática;

  • Área da Escrita e Reprodução

Para além destas, existem ainda outros espaços de exploração e aprendizagem, que funcionam como um prolongamento da sala de atividades:

 

  • jardim inerente às salas de pré-escolar

  • sobreiral

  • quintinha do avô zé (horta, pomar e zona de animais)

  • polidesportivo

  • cinecenteio

  • casinha das descobertas (espaço criado para desenvolvimento de atividades de exploração pedagógica dos alimentos)

bottom of page