catl centeio | colegiodocenteio

Why We're Great >

CATL

Um Centro de Atividades de Tempos Livres – CATL, que pretende ser um espaço de apoio escolar aos alunos do 1º e 2º Ciclos, promovendo atividades diversificadas e alternativas às atividades escolares (Ateliers - de Expressão plástica, Atividades físicas, (…).

Nas férias escolares, existem atividades de enriquecimento cultural e recreativo.

Os grupos do CATL são organizados de forma vertical contando com uma heterogeneidade geracional e cultural. Há um clima de livre expressão das crianças que aposta sobretudo nas experiências de vida, nas opiniões e ideias, proporcionando assim o caminho para a autonomia, intervenção da criança e a criação de um clima de entreajuda entre mais velhos e mais novos.

Objetivos do CATL

• Permitir que a criança se sinta segura e confiante no espaço em que está inserida;

• ser promotor das suas aprendizagens e competências, desafiando a curiosidade de cada criança, possibilitando-lhe descobertas e ações/experimentação ativa;

• permitir que as crianças compreendam a organização da sala, de forma a serem autónomas e independentes num espaço que é delas;

• ser promotor de autonomia, sentido de responsabilidade, iniciativa, escolhas e tomadas de decisão;

• visa que a criança pense criticamente, raciocine e resolva problemas de ordem emocional, racional e social.