Atividades Curriculares

1º CEB

▪ Expressão e Educação Físico-Motora
▪ Expressão e Educação Musical

▪ Língua Inglesa (3.º e 4.º anos)

2º CEB

▪ Expressão e Educação Físico-Motora

▪ Expressão e Educação Musical

▪ Língua Inglesa

ENRIQUECIMENTO CURRICULAR E OFERTA COMPLEMENTAR

1º CEB - Atividades de Enriquecimento Curricular:

Inglês

No Colégio do Centeio, as crianças tomam contacto com a língua inglesa quando iniciam o Pré-escolar aos 3 anos de idade. Diversos estudos apontam para a vantagem da aprendizagem da língua inglesa numa fase inicial do percurso académico da criança, reforçando o contacto com uma língua e cultura diversa das suas, mas também apontando para um aumento na competência de aprendizagem da sua própria língua.
No 1.º CEB esta Atividade de Enriquecimento Curricular é de frequência obrigatória e tem a duração semanal de 120 minutos.
Os alunos serão avaliados nas quatro competências específicas: Listening, Speaking, Reading and Writing (assumindo as duas últimas de maior incidência no 3.º e 4.º ano).
As aulas visam enfatizar o “desenvolvimento de competências e capacidades facilitadoras de uma aprendizagem formal bem sucedida, em detrimento da aprendizagem de conteúdos que necessariamente vão ser repetidos mais tarde.” (Orientações Programáticas do 1.º Ciclo do Ensino Básico)

Apoio ao estudo

O Apoio ao Estudo, complemento letivo do Estudo Acompanhado, destina-se à sistematização/consolidação de aprendizagens. Funcionará de acordo com as necessidades específicas de cada turma/criança em momentos particulares do seu percurso académico, reforçando a carga horária de Português e de Matemática.

2.º Ciclo - oferta complementar e apoios

Oficina de Escrita Criativa

Oficina de Inglês

Técnicas e Hábitos de Estudo/ Projeto

Apoio ao Estudo (Português , Matemática, Inglês, Hora do DT, APE)

EXTRA CURRICULARES

As atividades extracurriculares que o colégio promove, são dirigidas, essencialmente, às criança/alunos mas também a outros elementos da comunidade educativa – familiares e colaboradores. Pretendemos abranger um leque diversificado de oferta, envolvendo diferentes áreas - desporto, ciência e bem-estar.

• Aulas de instrumento - Conservatório Regional de Palmela

• Ballet - Ana Cláudia Ribeiro