1.º ceb colegio | colegiodocenteio

Why We're Great >

1.º CEB

O 1.º ciclo do Ensino Básico do Colégio do Centeio funciona de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação e Ciência, estando centrado no desenvolvimento integral e equilibrado das crianças, sendo enriquecido com atividades diversificadas numa articulação intencional e coerente entre os processos de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento do aluno/pessoa/cidadão.

São assim criadas condições para um desenvolvimento global e harmonioso, mediante a descoberta progressiva de interesses, aptidões e capacidades que proporcionem uma formação pessoal, na sua dupla dimensão individual e social.

1.º ano

5 aos 6 anos

2.º ano

6 aos 7 anos

3.º ano

7 aos 8 anos

4.º ano

8 aos 9 anos

23 alunos

Critérios para formação de turmas

No Colégio do Centeio, são respeitados os seguintes critérios para a formação de turmas:

• legislação em vigor;

• continuidade dos grupos;

• número e características de alunos repetentes;

• número e características de alunos com NEE.

Critérios para distribuição de serviço

Os critérios de distribuição de serviço respeitam a legislação em vigor e assumem a qualidade de ensino como a pedra basilar de todo o processo. Assim, e não obstante a especificidade organizacional do Colégio do Centeio, foram idealizados os seguintes princípios orientadores:

• sempre que possível, os docentes devem acompanhar as mesmas turmas até ao final de ciclo, ou seja, é fundamental o princípio da continuidade;

• deve ser possibilitada a troca de experiências entre os docentes dos diferentes níveis de ensino e a articulação com todos os docentes das diferentes áreas curriculares e de enriquecimento curricular.